MANIFESTAÇÃO DA CAMPANHA CONTRA BIOPIRATARIA NA FESTA DO CUPUAÇU: 19 de abril, 2003

A Festa do Cupuaçu é realizada todo mês de abril no Município de Presidente Figueredo – AM. O evento registra com palestras, expositores, receitas e shows musicais, a importância econômica do cupuaçu para o Município. Localizada 107 km de Manaus a cidade de Presidente Figueredo é conhecida por suas cachoeiras, possuindo um dos maiores arranjos de queda d'água.


Este ano, na 13ª Festa do Cupuaçu, a rede GTA – regional médio Amazonas realizou uma manifestação da campanha contra biopirataria, com apoio da organização GREENPEACE.
No centro da Festa foi desdobrado um grande banner (14m por 4m) com a frase “O CUPUAÇU É NOSSO”. Os visitantes da festa receberam um folder da campanha e explicações dos ativistas.

 

As pessoas foram convidados para deixarem, com pinceis atômicos seus comentários e assinaturas no banner. Simultaneamente foram divulgadas no palco da festa, entre os shows musicais, mensagens para informar os visitantes sobre a campanha.

 

A ação chamou a atenção da imprensa (Globo Rural e SBT), que entrevistaram acionistas e visitantes.


Com os comentários de inúmeras pessoas de todas as classes e faixas etárias, o banner tornou-se um autêntico registro da indignação da sociedade civil e de sua vontade de protestar contra as marcas e patentes do cupuaçu.

O banner passará a ser um símbolo da campanha em eventos públicos e oficiais. Ele será exposto na Sessão solene no Congresso Nacional em maio e no Encontro de Ministros da OMC, em setembro, no México.

 

>> homepage da campanha